segunda-feira, maio 28, 2007

E não é que parece que isto vai mesmo para a frente...


Estava muito bem sentadinha no meu cantinho a ler esta coisa, quando de repente me metem à frente um papelito. “Que é isto?” pergunto eu, ainda com um ar meio absorto na síntese da clorofila. “É para os fumadores!”. Lá olho para o papelito e vejo que realmente era uma espécie de circular a impedir que se fume em corredores, WC, espaços comuns… Em resumo, uma circular para proibir fumar dentro do “estabelecimento”. Na realidade não me faz grande mossa, dado que trabalho num primeiro andar e é só descer escadas que estou logo cá fora! Pelo menos ao ar livre dá para ficar à espera que o Sol radie alguma ideia luminosa para dentro desta cabeça (é um bocado impossível mas enfim, não custa nada sonhar…!).

Não me importo que não se fume dentro estabelecimentos de ensino… O problema surge quando esta proibição se estender a outro tipo de estabelecimentos, como por exemplo, cafés, restaurantes, bares e discotecas… O fumo do tabaco por muito mau que seja, ainda consegue disfarçar outros odores… Suor, sovaquinho, aquele cheirinho a refogado que volta e meia se impregna na roupa e no cabelo, o cheirinho agradável dos flatulosos…

Já que se faz uma lei contra os fumadores, será então lícito, exigir que se faça uma também para quem cheira mal. Divide-se cada macaco pelo seu galho! Os fumadores para um lado, os que têm problemas de flatulência e os que cheiram mal para outro e por fim, os “clean” para outro… Se estamos a ir por esta lógica, para além da saúde física também se deve ter em conta a saúde psíquica, e portanto, para além destas 3 divisões deve ser considerada uma outra (a multiplicar por três, como será lógico…) onde se incluem as pessoas que falam muito alto e as que trazem criancinhas irritantes constantemente aos berros a restaurantes e afins (atenção, com isto não estou contra crianças!).

Se a matemática não me falha (sempre posso fazer como o outro…), qualquer estabelecimento deveria ser dividido (pelo menos) em 6 secções (sempre podia haver uma sétima para os tipos fixes que se estavam nas tintas para fundamentalismos… Ou então uma espécie de secções mistas…).

Com a existência de várias secções, surgem várias questões, nomeadamente, quais as secções que ficavam ao lado umas das outras e qual a dimensão de qualquer estabelecimento dentro desta norma fundamentalista (lá vinham mais “estudos” e “diagnósticos”…). E como seria nos estabelecimentos pequenos? Do género “Só se aceitam cleans”, “Aqui entram todos!”, “Pode-se fumar!”, “Pode-se gritar!”, “Aqui podem entrar badalhocos e arruaceiros…”… E como seria para entrar? Um porteiro à porta a ver se preenchemos ou não os requisitos da casa? “Estimado cliente, você fala acima de 70 dB, portanto esqueça… Ali ao lado consegue entrar!”, “Criancinhas?!? A ver quanto marca no aparelho… 57 dB…Vá podem entrar!”, “Fuma? Aqui não dá!”…

Eu pago imensos impostos por fumar. Acho que é uma “javardice”, mas enfim… Agora se isto é para ir para a frente, exigir coerência e bom senso é o mínimo…

2 Comments:

Blogger PintoRibeiro Escreveu...

Bom dia, boa greve, abraço.

10:35 da manhã  
Blogger Kaos Escreveu...

Está a decorrer uma greve geral de blogs. Se desejares participar podes copiar a imagem que está no meu blog. Obrigado
Um abraço

3:11 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>