sábado, fevereiro 04, 2006

Manifesto Anti-Fundamentalismo


Quando li as primeiras notícias referentes à ofensa dos muçulmanos face a meia dúzia de cartoons, julguei que fosse daquele tipo de notícias de nota de rodapé… Nunca pensei que pudessem ficar ofendidos com tais imagens, ou caso ficassem, seria uma coisa leve. O que me chocou foi a forma como reagiram... De certeza que ainda não aprenderam o que quer dizer “respeito pelos outros”,”liberdade de expressão”, “civilização” entre outras… Para mim, acreditar em qualquer religião não faz sentido. E para evitar secas ou sermões tenho sempre um discurso lógico. Um investigador cientifico não pode acreditar em religiões, porque ao fazê-lo acaba por passar um atestado de incompetência a si próprio. A religião, em toda a história, foi sempre um atentado ao desenvolvimento, tanto a nível científico como a nível social, e neste aspecto o islamismo consegue bater recordes. Os resultados estão à vista, e só tenho uma palavra a dizer a estes senhores, que se tornem civilizados e que aprendam a respeitar a liberdade dos outros. E não me venham com histórias que ficam ofendidos com caricaturas do profeta, porque mais ofendidos e chocados estamos nós ao ver a forma como pensam e agem. Evoluam, e deixem de estar parados no tempo! Façam um upgrade à interpretação do Alcorão (que já devia ter sido feito há muitos séculos…)! Se pretendessem que alguém vos defendesse, perderam agora todo o esse direito. E como fundamentalista anti-fundamentalismo, publico algumas das imagens.

14 Comments:

Blogger Cruzeiro Escreveu...

O acreditar numa religião é uma coisa, o matar inocentes em nome dela, é outra completamente diferente, que é o que estes fanáticos fazem.
Eles nunca irão evoluir, eles gostam de viver assim, e isso é que é grave!

6:07 da tarde  
Anonymous mitó Escreveu...

Além do aspecto científico, onde te centras, realço o social de que também falas, lembrando a inúmeras guerras, fundamentadas nas crenças religiosas,que se foram desenvolvendo ao longo da hitória (até recente...).

Quanto ao profeta, teve uma grande visão no que respeita ao corte da possibilidade de desenvolvimento do sexo feminino... E com exito!

7:41 da tarde  
Blogger Mac Adriano Escreveu...

E alguns fundamentalistas (portugueses, que os árabes não percebem o que escreveste) vão aparecer por aqui como já me apareceram a mim. Mandei-os para o c******.

12:49 da tarde  
Blogger Pipinha Escreveu...

Cruzeiro, eles se se querem matar uns aos outros é problema deles, agora que não venham impor leis fora da casa deles. O problema é estas bestas não se mexerem e pensarem em alternativas ao petróleo, porque nesse dia, eles ficam completamente isolados do mundo...

Mitó, o que me preocupa mais é o aspecto social, porque o cientifico eles até desenvolvem, mas é com os pressupostos errados. Quanto a nós mulheres, em toda a história fomos vítimas das várias religiões, mas eles ainda conseguem estar mais atrasados... Mas isso vai para um novo post...


Macaco Adriano, Ainda não me apareceu ninguém a chatear o juízo a dizer que a "escumalha muçulmana" como tu designas, até tem razão. Quando aparecerem levam também com respostas à medida…

10:15 da tarde  
Blogger psac74 Escreveu...

Eles não podem evoluir! Estão toldados pelo fundamentalismo da própria religião...

10:41 da tarde  
Anonymous mitó Escreveu...

Pipinha
Com a publicação destas imagens, não te admires que num destes dias o teu blog...Puuuummmm!
Bom... espero, sinseramente, que seja só o blog.

12:32 da manhã  
Blogger daalgempaKu Escreveu...

Tanto culpado são os fundamentalistas como o editou do jornal que publicou as fotos. Não podemos generalizar nenhum povo ou religião pelo que uma parte faz... Não acham?

12:08 da manhã  
Blogger marcox Escreveu...

realmente um se os gajos fizessem um update no alcorão deles...

12:34 da manhã  
Blogger Galo Rouco Escreveu...

Com prazer subscrevo e apoio o teu manifesto!

3:49 da tarde  
Blogger Cruzeiro Escreveu...

Concordo contigo Pipinha, enquanto não houverem alternativas ao petróleo, vão todos baixar as calças...

4:40 da tarde  
Blogger Nelson Lopes Escreveu...

Quem nunca pecou, que atire a primeira pedra...
A interpretação a que se encontra sujeita a expressão «liberdade» ou até mesmo «liberdade de expressão» é deveras vasta, subjectiva e contraditória.
A verdade, é que o que, por vezes, se manifesta cómico e inofensivo para alguns pode demonstrar-se catastrófico para outros. Resta-nos, portanto, saber como e quando dar o melhor paço com vista à harmonia.

3:20 da tarde  
Blogger daalgempaKu Escreveu...

Já cheira mal essa conversa... Já nem sei o que dizer e quem terá mais ou menos razão...

12:26 da manhã  
Blogger mixtu Escreveu...

assino o maifesto.
jinhos

10:15 da manhã  
Anonymous mitó Escreveu...

Pipa Cheguei!
Então ainda tens o mesmo post? E, não és alentejana, nem açoreana... Já pareces os fundamentalistas que só reagiram 4 meses depois da publicação do cartoon???

5:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home

/body>